Sobre livro:
Alerta Vermelho é uma história real e impressionante que revela o lado mais atroz do regime de Vladimir Putin. Fraude, corrupção, chantagem, perseguição, extorsão e tortura são termos que surgem recorrentemente neste livro corajoso, explosivo e revelador, que denuncia os segredos mais obscuros do poder russo.
Bill Browder, CEO da Hermitage Capital, uma das empresas de fundos de investimento mais bem-sucedidas do mundo, foi o maior investidor estrangeiro na Rússia até 2005, altura em que foi subitamente proibido de entrar no país.
Em novembro de 2009, Sergei Magnitsky, o advogado que representava Browder no processo contra o governo russo, foi isolado numa cela gelada de uma prisão de Moscovo, algemado e espancado até à morte por oito agentes policiais. O seu crime? Ter testemunhado contra os funcionários do Ministério da Administração Interna da Rússia, envolvidos no roubo de 230 milhões de dólares pagos em impostos pela Hermitage.
Apesar de todas as provas e factos apresentados contra as autoridades russas, até agora o caso não foi investigado e os responsáveis por esta morte brutal continuam impunes. Inconformado, Bill Browder denuncia e expõe em Alerta Vermelho o retrato de um governo russo criminoso e sem escrúpulos, e as estreitas ligações de Vladimir Putin com as oligarquias corruptas.
Sobre autor:
Bill Browder, fundador e CEO da Hermitage Capital Management, foi o maior investidor estrangeiro na Rússia até 2005, altura em que foi proibido de entrar no país. Desde 2009, tem conduzido uma campanha global para denunciar a corrupção e os abusos dos direitos humanos na Rússia.
Devido à sua ação, em 2012 foi aprovada nos EUA a Sergei Magnitsky Rule of Law Accountability Act, lei que impõe interdições de vistos e congelamento de ativos a funcionários públicos envolvidos na morte de Magnitsky. Browder está neste momento empenhado em garantir que uma legislação semelhante seja aprovada na União Europeia.
Imprensa:
«Lê-se como um thriller, mas é uma história verdadeira, fundamental e inspiradora.»
Walter Isaacson, autor das biografias Steve Jobs e Leonardo da Vinci