Elsinore | "O Mel do Leão" de David Grossman

13,49 € | 128 pág


Sobre livro:
«Há poucas outras histórias na Bíblia com tanto drama e ação, tanto fogo de artifício narrativo e emoção pura, como os que encontramos no conto de Sansão: a batalha com o leão; as trezentas raposas a arder; as mulheres com quem dormiu, e a única que amou; a traição por parte de todas as mulheres da sua vida, desde a sua mãe Dalila; e, no final, o seu suicídio homicida, quando fez desabar a casa sobre si próprio e três mil filisteus. Contudo, para além da fera impulsividade, do caos e do barulho, podemos entrever uma história de vida que é, no fundo, a viagem atormentada de uma alma isolada, solitária e turbulenta, que nunca encontrou, em lado algum, um verdadeiro lar no mundo, cujo corpo era ele próprio um duro lugar de exílio.»

Em O Mel do Leão, David Grossman escolhe um dos mais vivos e controversos personagens da Bíblia. Ao revisitar a famosa luta de Sansão com o Leão, as suas muitas mulheres e a traição de todas elas - incluindo a única que ele amou - Grossman dá-nos uma provocatória visão da história e do seu clímax, a última ação mortal de Sansão quando faz ruir um templo sobre ele próprio e milhares de filisteus. 

Numa prosa extremamente lúcida, Grossman revela-nos a vida de uma alma só e torturada, que nunca encontrou uma verdadeira casa no mundo, que nunca se sentiu bem no seu corpo e que, poderão dizer alguns, foi o percursor dos modernos bombistas suicidas.

Uma viagem fascinante e controversa pela história e psicologia de uma das personagens mais significativas da Bíblia, que lança um novo olhar sobre o passado, projetando-o no mundo de hoje.

Sobre autor:
Nasceu em Jerusalém, em 1954, e estudou filosofia e teatro na Universidade Hebraica. Trabalhou ao longo de vinte e cinco anos na Israel Radio, onde, com dez anos, deu os primeiros passos como colaborador em programas infantojuvenis. Entre as suas obras, contam-se Jogger (contos, 1983), Smile of the Lamb (romance, 1983), Riki's Playgroup (drama, 1988), Sleeping on a Wire (ensaio, 1992), Once Upon a Time You Were Two Monkeys (infanto-juvenil, 1996).

Imprensa:
«Um escritor de uma honestidade apaixonante, que não tem receio de lançar questões terríveis.»
Nadine Gordimer, Prémio Nobel da Literatura

«A aventura deste homem milenar, cuja tragédia, à semelhança de Édipo, foi a de não conseguir suportar um destino demasiado grandioso a si imposto, toca-nos diretamente no nosso próprio âmago.»
The Independent

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem