Sobre livro:
Num universo de redes ocultas, que operam à margem do sistema financeiro global, são transacionados triliões de dólares em operações de tráfico de droga, evasões fiscais, subornos e empresas ilegais. Estas redes escondem as identidades dos indivíduos que beneficiam de atividades ilícitas, com a cumplicidade de banqueiros, advogados e auditores pagos para fecharem os olhos a estes esquemas.
Neste livro, Jake Bernstein, autor de diversas investigações jornalísticas e governamentais que lhe mereceram prémios, entre os quais o Pulitzer, põe a descoberto essa economia obscura e explica como ela evoluiu, baseando-se na análise minuciosa de milhões de documentos confidenciais pertencentes à Mossack Fonseca, uma sociedade de advogados panamiana, os quais foram objeto de uma sensacional fuga de informação, tendo-se tornado conhecidos como Panama Papers.
Bernstein revela como operam as empresas fantasma e como ajudam multimilionários e celebridades a fugirem aos impostos, e ainda como providenciam disfarces para atividades ilícitas de barões do crime e políticos corruptos em todo o mundo. Um olhar sério e perturbador que levanta questões incontornáveis sobre instituições legais em que sempre confiámos.
Sobre autor:
Jake Bernstein, jornalista americano, integrou o International Consortium of Investigative Journalists que investigou e denunciou o escândalo Panama Papers.
Pelo seu trabalho realizado nesse caso, foi galardoado, em 2017, com o Prémio Pulitzer.
Já em 2011, tinha recebido o seu primeiro Prémio Pulitzer pela investigação jornalística realizada em torno da crise financeira, a que se seguiram outros prémios.
Ao longo de 25 anos, levou a cabo investigações jornalísticas que visaram os paraísos fiscais offshore, o mundo financeiro de Wall Street, a corrupção policial em Miami, a poluição industrial no Texas e a crise da América Central.
Tem colaborado em diversas publicações, entre as quais The Washington Post, Bloomberg, The Guardian, etc.
É uma presença habitual em canais televisivos norte-americanos e britânicos, tais como NBC, CNN, PBS, NPR, BBC.
Vive em Brooklyn com a mulher.
Imprensa:
«Relatos sobre violação da lei, fuga aos impostos, desrespeito pelas sanções internacionais, ocultação de ativos, extorsão e branqueamento de fortunas acumuladas por via do crime e da corrupção.»
The Washington Post
«Uma investigação sobre a emaranhada e impenetrável rede financeira revelada pela publicação dos Panama Papers um trabalho notável que denunciou um escândalo ainda não totalmente esclarecido.»
Kirkus Reviews