Nº de Páginas: 176
Sobre a obra:
A economia tornou-se uma ciência experimental, sustentada em métodos científicos, tal como a medicina ou a biologia. Hoje, já não é possível afirmar tudo e também o seu contrário: o conhecimento científico é incontornável e não pode ser escondido.
Contudo, paralelamente a estes avanços, avançou também o negacionismo. Surgiram no debate público vários milagreiros económicos, propondo remédios fantasiosos para os nossos males. Fala-se levianamente de baixa de impostos, aumento da despesa pública, redução do horário de trabalho, desconhecendo as mais recentes descobertas sobre estas medidas. Tudo em nome dos interesses instalados e da frase fácil.
Este é, pois, um livro de combate. De combate pela ciência contra o obscurantismo. De combate pela verdade contra o negacionismo. Há que estar atento aos vendilhões de banha da cobra. Há que procurar a verdade, por mais custoso que nos seja ouvi-la. Enfim, há que travar esta luta que nos envolve a todos.
Sobre autor:
Pierre Cahuc. (n. 1962) é um economista francês. Professor na Escola Politécnica de Paris, investigador no CREST (Centre de Recherche en Économie et Statistique) e membro do Conselho de Análise Económica. Doutorou-se em Economia, em 1989, e especializou-se em economia do trabalho e macroeconomia. Tem vindo desde então a publicar livros e artigos em revistas científicas sobre temas relacionados com o mercado do trabalho.
André Zylberberg. (n. 1947) é um economista francês. É director emérito de pesquisa do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), membro do Centro de Economia da Sorbonne e da Escola de Economia de Paris. Especialista de economia do trabalho, tem publicados diversos livros e artigos científicos sobre trabalho e desemprego.
Imprensa:
-