Data de Edição: 2016
Nº de Páginas: 320
Em «A Ira das Fúrias», o protagonista Gordiano, o Descobridor, encontra-se numa perigosa teia enquanto todo o mundo parece estar em guerra: o Ocidente depara-se com uma rebelião contra Roma e o Oriente assiste à conquista de províncias asiáticas romanas. Neste panorama, Gordiano tece um plano para ajudar Antípatro e para decifrar um mistério oculto deixado por este seu amigo de longa data.
À semelhança dos seus restantes livros, também neste Steven Saylor deixa transparecer o seu fascínio pela Antiguidade Clássica e pelo Império Romano que determinou o caminho civilizacional que hoje se conhece e ainda se percorre. Ao longo da sua obra, o autor assume o papel de contador de histórias, cruzando esta capacidade de recriar momentos históricos com uma enorme minúcia com a competência de criação de personagens e ambientes altamente convincentes, o que resulta em narrativas ricas em pormenores e História.
Segundo o USA Today, “(…) Este pode muito bem ser o melhor livro de Saylor, um livro que revela simpatia por todos, ao mesmo tempo que nos convida a refletir acerca da capacidade aparentemente ilimitada do ser humano para fazer coisas horríveis”.
Sobre a obra:
No ano de 88 a.C., o mundo inteiro parece estar em guerra. No Ocidente, os estados italianos rebelam-se contra Roma; no Oriente, Mitrídates marcha, conquistando as províncias asiáticas romanas. Até mesmo em Alexandria, que continua relativamente calma, um golpe de estado levou ao poder um novo faraó, instalando o caos nas ruas.
O jovem Gordiano espera, com Bethesda, o fim do caos em Alexandria, mas recebe uma mensagem cifrada do seu antigo tutor e amigo, Antípatro. Agora em Éfeso, como membro da comitiva de Mitrídates, Antípatro está convencido de que a sua vida se encontra em perigo iminente.
Para o salvar, Gordiano concebe um esquema ousado e astuto para se pôr «atrás das fileiras dos inimigos» e deixar Antípatro em segurança – porém, poderosas forças mortais têm os seus próprios planos para Gordiano. Não sabendo bem se ele próprio é um decisor ou um peão, o jovem terá de desvendar o mistério oculto na mensagem para se poder salvar a si e à pessoa que lhe é mais querida.
Sobre autor:
Steven Saylor sempre se deixou fascinar pela Antiguidade Clássica. Este fascínio, diz o próprio, começou com os grandes épicos do cinema que povoaram a sua infância (Cleópatra, Espartacus, Ben-Hur) e consolidou-se com a sua licenciatura em História pela Universidade do Texas, passando pelas suas participações no canal História como perito em política e cultura romanas. Para os leitores, os títulos que publicou na série «Roma Sub Rosa» são o melhor fruto do fascínio de Saylor por um império que começou a desbravar o caminho civilizacional que ainda hoje percorremos.
www.stevensaylor.com
Imprensa:«As características de marca de Saylor são a meticulosa recriação das animações das ruas de Roma e um leque brilhante de personagens.”
The Sunday Times
«Um excelente contador de histórias, com um extraordinário talento para a reconstrução histórica.»
Times Literary Supplement