"A Última Testemunha de Auschwitz" de Denis Avey


Autor: Denis Avey
P.V.P.: 17,80 €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: -
Nº de Páginas: 328
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Clube do Autor


Um relato em primeira mão do pesadelo vivido no campo de concentração de Auschwitz III

«Eu, soldado britânico e prisioneiro de guerra, protegido até agora pela Convenção de Genebra, olhei para a minha nova farda, umas roupas largas, disformes, com umas riscas azuis sujas e uma estrela amarela. Sob os olhares dos guardas das SS, cruzei os portões. Ao início de uma tarde de meados de 1944, entrei em Auschwitz III de livre vontade e por minha própria iniciativa.»


A Última Testemunha de Auschwitz é a história verdadeira e impressionante de um soldado britânico que entrou de livre vontade em Buna-Monowitz, o campo de concentração conhecido como Auschwitz III, para testemunhar na própria pele os horrores sofridos pelos judeus. A sua atitude acabaria ainda por ajudar a salvar um prisioneiro judeu…

Sobre a obra:
No Verão de 1944, Denis Avey era um dos prisioneiros de guerra do campo de trabalho E715, próximo de Auschwitz III. Muito se ouvia falar da brutalidade aplicada aos prisioneiros judeus que aí estavam presos, mas Denis Avey queria certificar-se de que os boatos eram de facto verdadeiros. Tomou então a decisão de ir pessoalmente testemunhar tudo o que lhe fosse possível, colocando em risco a sua própria vida.

Denis Avey arquitectou um plano para trocar de lugar com um prisioneiro judeu e conseguiu infiltrar-se num dos sectores do campo. Passou lá a noite por duas vezes e viveu em primeira mão a crueldade de um lugar onde os trabalhadores escravos eram condenados à morte através do trabalho forçado.

Surpreendentemente, sobreviveu para testemunhar o período posterior à «marcha da morte», em que milhares de prisioneiros foram assassinados pelos nazis fugindo ao avanço do exército soviético. Após a sua própria caminhada através da Europa Central, foi repatriado para a Grã-Bretanha.

Durante décadas, não conseguiu revisitar o passado que lhe assombrava os sonhos, mas agora Denis Avey foi finalmente capaz de contar toda a história – tão apaixonante como comovente – oferecendo-nos uma visão única do íntimo de um homem comum cuja coragem é quase inacreditável.

Sobre autor:
Denis Avey nasceu no Essex em 1919. Combateu no deserto durante a II Guerra Mundial, tendo sido capturado e mantido como prisioneiro de guerra num campo próximo de Auschwitz III. Em 2010, foi distinguido como um dos 27 Heróis Britânicos do Holocausto.

Rob Broomby é jornalista do BBC World Service, especializado em temas britânicos. Anteriormente, foi correspondente da BBC em Berlim e trabalha há mais de vinte anos como jornalista radiofónico, especialmente para a BBC Radio.

3 Comentários

  1. O tema tem tanto de fascinante como de arrepiante. Entrar de livre vontade num local de onde todos os que lá estavam queriam fugir para escapar à morte (sim, porque Auschwitz III ERA A MORTE quase no seu sentido literal)é uma acção quase sobre-humana. Bem haja Denis Avey e o seu testemunho. HELENA SILVEIRA

    ResponderEliminar
  2. Denis Avey,parabéns pelo esforço e coragem ,ao colocar no papel,os horrores da Segunda Grande Guerra...É uma parte da história que jamais deverá ser esquecida.Valeria

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ler o livro e estou em choque, nunca ouvi um relato tão humano, completo e emocionante sobre a maior bestialidade, como diz o autor, num dos trechos mais emocionante do livro. Danielle

    ResponderEliminar
Postagem Anterior Próxima Postagem