"Ana Kelly – Uma Saga de Amor e Coragem" de Ângela Leite


Autor: Ângela Leite
P.V.P.: 14,90 €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: -
Nº de Páginas: 289
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Oficina do Livro

A história verídica e singular de Ana Ludovina Aguilar, filha de nobres, ricos e influentes agricultores de Cedovim, em Vila Nova de Foz Côa, no início do séc. XIX.

Sobre a obra:
Na sequência das invasões napoleónicas, a Portugal chegam as tropas britânicas. Do contingente faz parte Waldron Kelly, um oficial irlandês. Quando se cruzam, Ana e Waldron apaixonam-se e perante a recusa da família em aceitar esse amor, a jovem fidalga foge, deixando para trás uma vida faustosa e uma família humilhada.

Juntos partem para onde a guerra chama pelo dever do jovem. Corajosa, a esposa acompanha-o, sem nunca se arrepender da escolha, nem quando a miséria lhes bate à porta e mais uma vez é desprezada pela família, levando-a, em desespero, a escrever um pedido de ajuda à Rainha Vitória.

Ana Kelly – Uma Saga de Amor e Coragem é uma biografia romanceada, mas genuína e intensa, de uma mulher que tudo enfrentou e suportou em nome do amor. De Portugal aos campos da Irlanda, da Batalha de Waterloo à América.

Sobre autor:
Ângela Leite nasceu em Vouzela, distrito de Viseu. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian na Universidade de Caen, França, em Ciências da Educação.

Leccionou no Instituto António Aurélio da Costa Ferreira e no Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais, integrou vários centros de investigação e associações literárias, desenvolvendo, actualmente, acções de carácter cívico e de voluntariado. É detentora de várias distinções, entre as quais a comenda Melvin Jones «For Dedicated Humanitarian Services» e a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro, da Câmara Municipal de Oeiras.

É autora dos romances Os homens de Kidina (2003) e …E um alfaiate em Hong Kong (2008) e das obras poéticas Metáforas sobre o amor (2002) e As horas de Penélope (2005).

8 Comentários

  1. Eu sou 4º neto da Ana Kelly e estou muito contente com a publicacao desta historia que vou ler com muito interesse

    ResponderEliminar
  2. Minha 6ª avó :) disponho de informação acerca disto

    ResponderEliminar
  3. A sério?
    Que sorte, de certo estará contente por esta obra! :-)

    ResponderEliminar
  4. Vou ler este Livro e parece-me excelente:) Acho fascinante tudo o que tenha a ver com Invasões napoleónicas,Guerras,Romances de outrora onde tudo era tão difícil,etc.. com certeza me vou maravilhar com esta Leitura :D

    Alguém que tenha lido e que tenha alguma opinião acerca?? Gostava muito de saber o que pensa quem já o leu.. ^^

    ResponderEliminar
  5. Eu ja li e reli o romance que acho uma delicia. A Ana Ludovina foi simplesmente uma senhora... Gosto de ler tudo acerca desta heroina, ate porque meu marido descende de um dos irmaos, antonio lemos teixeira de aguilar que foi o segundo morgado de cedovim.
    No dia 3 de setembro o livro vai ser lancado no solar em cedovim e sera seguramente um momento carregado de simbolismo. Ate la...

    ResponderEliminar
  6. Artur José Pereira Silva23 de agosto de 2011 às 19:27

    Sou natural de Cedovim, berço da lendária Ana Ludovina Kelly, que pela sua coragem é o símbolo e orgulho de todos os cedovinenses. Queria aqui, partilhar a minha alegria e agradecer este precioso espólio à Dra. Ângela Leite, por enaltecer, enriquecer e valorizar o engrandecimento da história da encantadora Vila de Cedovim. Quiçá não seja esta obra literária, a almejada chave do progresso para que o antigo, majestoso, degradado e esquecido Solar de Cedovim (Casa de Nossa Senhora da Conceição), um dos postais de visita concelhio, ganhe a imponência dos seus tempos áureos. Quem pretenda, venha no dia 3 de setembro de 2011, no lançamento do livro "Ana Kelly – Uma Saga de Amor e Coragem" ver esta realidade. Na terra da protagonista, viage no tempo, aprecie a paisagem natural, o património, a gastronomia e em especial as pessoas porque são elas a essência da terra. Será uma honra para o povo de Cedovim, que os inúmeros descendentes e familiares da evocada Ana Kelly e outros interessados, participem nesse evento.

    ResponderEliminar
  7. Li o livro integralmente no dia 22 de dezembro. Recomendo absolutamente. Só interrompi a leitura porque estava no comboio e era inconveniente verem-me com lágrima a escorrer pela cara. Como diz o Prof. Doutor que redigiu o prefácio, a vida desta fabulosa mulher ser+a, mais ano menos ano, transportada para o cinema. REPITO: Se querem ser transportados na máquina do tempo, este livro tem essa magia. E, por favor, ninguém pense que estou a fazer um serviço à autora. Não conheço a ilustre escritora.
    NOTA: Se se emociona facilmente, este livro não é para si.
    Professor Vaz Nunes (Ovar) URL: escolovar.org

    ResponderEliminar
Postagem Anterior Próxima Postagem