Autor: Vários
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-989-680-021-5
Nº de Páginas: 212
Dimensões: 160 x 235 mm
Colecção: -
Editora: Esfera do Caos Editores
P.V.P.: 16,80 €
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-989-680-021-5
Nº de Páginas: 212
Dimensões: 160 x 235 mm
Colecção: -
Editora: Esfera do Caos Editores
Sobre a obra:
Da migração de células malignas à migração de cientistas portugueses, passando pelas migrações nos céus e no meio marinho e por aquelas que os Homens fizeram na Pré-História, assim como pela migração dos sons para as palavras: eis o que este livro tem para nos oferecer.
Muitas das preocupações dos cientistas sociais com migrações têm a ver com a realidade dos imigrantes. Em contrapartida, as migrações que o leitor vai encontrar neste livro são outras, vindas de outros ramos da Ciência: de aves e dos homens que as seguem, de peixes, de genes que foram ou ficaram, de sons, de células malignas, procurando perceber a neurociência do próprio movimento, concluindo com uma mesa redonda sobre as motivações de cientistas portugueses que em várias gerações tomaram a decisão de migrar de dentro para fora e de fora para dentro de Portugal, não esquecendo aqueles que, por alguma razão, não partiram. Como em todos os outros Cursos de Verão de Cascais sobre Ciência, os autores deixam-nos sobretudo com a mensagem de como o saber enriquece e responsabiliza.
Esta obra reproduz, com revisões e adaptações, as comunicações apresentadas pelos autores aos XV Cursos Internacionais de Verão de Cascais (Tema 2: «Migrações: das células aos cientistas») e a sua publicação foi promovida pela Câmara Municipal de Cascais e pelo ICES, Instituto de Cultura e Estudos Sociais.