"Por favor, Cuida da Mamã" de Kyung-sook Shin


Autor: Kyung-sook Shin
P.V.P.: 16,60 €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN:-
Nº de Páginas: 224
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Porto Editora

A grande revelação da literatura sul-coreana

Por favor, Cuida da Mamã, de Kyung-sook Shin, agora editado em Portugal


A Porto Editora acaba de publicar o livro que se está tornar um sucesso internacional, Por favor, Cuida da Mamã, da sul-coreana Kyung-sook Shin.

Este romance conta a história de uma mulher que desaparece numa estação de metro de Seul e a busca desesperada da sua família para a encontrar. A narrativa está dividida em quatro capítulos, cada um com o seu narrador e ponto de vista: a filha, uma escritora que nunca se conseguiu relacionar com a mãe, o filho que julga nunca ter conseguido a sua aprovação, o marido, que se culpa por ter perdido a mulher de vista, e, por fim, a própria mãe, alguém que a família nunca chegou realmente a conhecer.
Kyung-sook Shin apresenta-nos a história de uma família igual a tantas outras e associa um drama pessoal ao retrato de uma sociedade. Neste
romance envolvente, a descrição dos sons, dos cheiros e dos próprios sabores permite-nos conhecer a atual Coreia do Sul e a sua cultura, de que tão pouco ouvimos falar.
A autora já escreveu outros livros, mas nenhum atingiu este sucesso: mais de 1 milhão e 500 mil exemplares vendidos na Coreia do Sul e traduzido para 23 países. O interesse foi tal que a autora foi convidada para uma digressão europeia, organizada em conjunto pelas suas diversas editoras.

Por cá, esperamo-la ansiosamente a 21 de maio, dia em que começa a sua digressão. Por todas estas razões, chamamos a atenção para este livro e, acima de tudo, para a visita de Kyung-sook Shin, que será apenas de dois dias. É uma oportunidade que consideramos imperdível.


Sobre a obra:
Chegada de uma pequena aldeia do interior à movimentada Seul, Park So-nyo, de sessenta e nove anos, é separada do marido pela multidão, numa estação de metro, e desaparece sem deixar rasto. A família inicia então uma busca frenética e desesperada por toda a cidade. Enquanto discutem sobre a recompensa a oferecer a quem a encontrar, apercebem-se de que não possuem uma fotografia recente dela. Mas logo emerge uma questão muito mais importante: até que ponto conhecem essa mulher a quem chamam “mãe”?
Narrado por quatro vozes distintas (a filha, uma escritora que se interroga pela primeira vez se a mãe seria feliz; o filho, que teme não ter correspondido às suas expectativas; o marido, que se culpa por a ter deixado para trás; e, num final tocante, a própria mãe, uma mulher com segredos e desejos ocultos), Por Favor Cuida da Mamã é uma poderosa evocação da vida familiar e da fragilidade dos seus laços, um retrato da sociedade coreana contemporânea e uma história universal do amor que une uma família.


Ler Excerto

Sobre autor:
Kyung-sook Shin nasceu numa pequena vila rural da Coreia do Sul. Aos dezasseis anos mudou-se para Seul para trabalhar numa fábrica de componentes eletrónicos, enquanto frequentava a escola noturna. Quando a empresa iniciou um período de greve, Kyung-sook Shin decidiu aproveitar os momentos de paragem: colocava um caderno de apontamentos no tapete rolante e copiava os textos do romance que lia.
Foi assim que deu os seus primeiros passos na escrita. Mais tarde, frequentou o curso de escrita criativa no Instituto de Artes de Seul, publicando a sua primeira novela aos 22 anos. Atualmente tem publicados sete romances, sete coletâneas de contos e três obras de não-ficção. Foi agraciada com vários prémios literários na Coreia, destacando-se o Young Artist of Today Award (1993), o Hyundae Literary Award (1994), o Manhae Literature Prize (1995), o Dong-in Literature Prize (1997) e o Yi Sang Literary Prize (2001).
Em 2006 ganhou o prémio internacional L'Inaperçu, em França. Com uma tiragem de um milhão e meio de exemplares, Por favor Cuida da Mamã é o seu sexto romance e o primeiro a ser publicado nos Estados Unidos.
Os direitos de tradução foram cedidos para 23 países, entre os quais o Reino Unido, a Alemanha e a França.
Actualmente, Kyung-sook Shin é professora convidada na Columbia University, em Nova Iorque.



Crítica e Opinião:

Uma voz nova, maravilhosa e original (…). Por Favor Cuida da Mamã leva-nos de viagem aos recantos desconhecidos de uma cultura diferente e aos lugares recônditos do coração. Num estilo contido e subtil, Kyungsook Shin põe a nu a essência da família e do que significa ser-se humano.
Geraldine Brooks, autora de O Idealista e vencedora do Prémio Pulitzer

Comovente e psicologicamente revelador… Os leitores irão identificar-se com a história desta família…
Publishers Weekly

Por Favor Cuida da Mamã é uma história autêntica e emocionante, que dá vida aos laços familiares profundos que constituem o núcleo da cultura coreana. Mas também retrata de uma forma extraordinária um assunto da atualidade – as migrações, e o modo como o êxodo para as grandes cidades pode provocar grandes mágoas e até tragédias. Um quadro rico da vida familiar que será lido em todo o mundo. Um livro magnífico.
Gary Shteyngart, autor de Um Russo na América e Absurdistão

Acompanhamos esta família desde as primeiras páginas e nunca mais a deixamos. Ou antes, ela nunca mais nos deixa. Brilhantemente estruturado, cheio de segredos e revelações, Por Favor Cuida da Mamã é uma leitura poderosa e inesquecível.
Edwidge Danticat, autora de Breath, Eyes, Memory e Brother, I’m Dying

Kyung-sook Shin conseguiu neste romance uma espécie de alquimia. (…) Uma viagem intensa a uma cultura desconhecida para muitos e, ao mesmo tempo, um tema universal. Uma obra cujas páginas impressionantes permaneceram na minha memória durante muito tempo. Uma verdadeira descoberta.
Abraham Verghese, autor de Cutting for Stone

Um relato frontal e tocante da tragédia que se abate sobre uma família coreana contemporânea, uma perspetiva íntima da história e dos costumes da Coreia.
Janice Y. K. Lee, autora de A Professora de Piano


DE Jamie Ford, autor do bestseller Hotel on the Corner of Bitter and Sweet, a publicar em Outubro pela Porto Editora.
Some books change us. They change the way we look at ourselves, the way we interact with those closest to our hearts - the way we’ve loved those people, or the way we’ve missed them or honored them or taken them hopelessly for granted. This is one of those books. This is a book that alters the way we remember.
I’m an author, so this is where my own writerly fail-safes kick-in, warning of hype and hyperbole... but even in reflection... I’m not speaking falsely.
Please Look After Mom isn’t merely a story of familial loss and longing, of the many veils of shame and surrender beneath one roof. This tale is a door, and once you cross its threshold, you’ll never be able to go back to that comfortable place you came from. Your perceptions will be transformed. Permanently.
When Park So-nyo, an elderly mother from a rural town visiting her children on her birthday, vanishes over the event horizon of a crowded Seoul train station, four narratives unfold - four dimensions of loss, anger, blame, and sacrifice - four angles of persistence. (Perhaps it’s no mere coincidence that the number four in Korean is a homonym for “death.”)
But as the four pillars of one family are shaken by this mysterious disappearance, we are also enriched as we learn about the wealth of emotional currency that has been exchanged over one lifetime - tender payments, and the debts owed, from children to parent, from husband to wife, from an aged mother to... herself.
This book is four stories, four echoes, four promises, and four lamentations - that make a whole.
This is your gentle warning, dear reader.
And an invitation, to the kind of book I wish I could read again for the first time.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem