mais informação acerca do livro neste link
Opinião:
Com os clássicos de vez em quando a aparecer no nosso mercado, com edições novas, e despertando-me estes interesse e a convidar a leitura, para obter algo diferente do que é “moda” hoje em dia, o que acaba por saber bem, para quem gosta de ler, este grande clássico, publicado pela 1ª vez no ano de 1847, foi publicado recentemente pelas Publicações Europa-América ela fui eu navegar nas suas páginas.
Jane, nascida numa família pobre, vai viver para uma instituição de acolhimento, após a difícil passagem pela casa da sua “adorada” tia após ficar órfã, contudo passa por momentos menos desejados. Com isto, Jane começa a ver e a criticar o seu mundo, o mundo que a envolve e rodeia, a forma como ela o vê e a julgar pelo que em finais de séc. XIX e inícos do séc. XX, não é fácil de o fazer, Jane enfrenta e firma-se naquilo que faz e diz, mesmo tendo consciência dos direitos que a mulher conseguia ter nesta época, e do que isso lhe poderá trazer.
Um dia Jane vai trabalhar para a casa de Mr. Rochester, um homem de posses, e lá consegue uma nova vida, uma vida com paixão e amor, por alguém que é arquitecto, mas que apresenta em si uma arrogância e um humor instável, contudo o sentimento desta acaba por ser correspondido… Jane luta por um destino que crê ser o seu, aquele que ela desenhou e quer atingir!
A escrita é acessível, os capítulos são curtos e de fácil leitura, a história em si, como referi tem um gosto diferente, algo que foge à “moda” dos nossos dias. Neste podemos encontrar um romance aliado à crítica de uma sociedade daquela época. Um clássico a ler!