Autor: Daniel Duarte de Carvalho
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-989-680-023-9
Nº de Páginas: 120
Dimensões: 160 x 235 mm
Colecção: -
Editora: Esfera do Caos Editores
Sobre autor: P.V.P.: 11,90 €
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-989-680-023-9
Nº de Páginas: 120
Dimensões: 160 x 235 mm
Colecção: -
Editora: Esfera do Caos Editores
Sobre a obra:
Episódios “Aha!”
Inspirações súbitas e palpites felizes em ciência
O caso de Albert Einstein
Escrito a pensar no leitor comum, este livro procura compreender a mente de um génio da física — Albert Einstein —, identificando as circunstâncias que o levaram a ter as inspirações súbitas que revolucionariam a ciência contemporânea.
Quando fala em episódios “Aha!”, em palpites felizes em ciência, em inspirações súbitas, o autor não se refere apenas ao flash que atinge um cientista quando, concentrado num problema específico, descobre a sua solução. Os episódios “Aha!” referem-se a todas as circunstâncias em que, estimulado ou não por uma observação, por uma analogia, por uma deficiência, ou por uma contradição, o cientista é capaz de desbloquear um impasse e de encontrar uma solução inovadora, desbravando caminhos insuspeitados que muitas vezes alteram a forma como encaramos o Homem, a Sociedade e o Universo.
«Daniel de Carvalho encontrou em Einstein, a cuja obra vem dedicando largos anos de estudo criterioso, uma das melhores oportunidades para surpreender essa relação entre o enredo da inovação e uma história epistemológica da física na dobragem do século XIX para o XX, tal como foi pensada por um físico profundamente original e revolucionário. (…) pelo seu rigor e poder de comunicação, [este livro cumpre] uma função de popularização da filosofia das ciências que se impõe entre nós. Tal como sucede nas experiências “Aha!”, a leitura desta obra será, seguramente, um momento gratificante.»
Maria Manuel Araújo Jorge
Excertos do Prefácio
Daniel Duarte de Carvalho é licenciado em Filosofia, mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo-se especializado na área da Filosofia das Ciências. É actualmente membro integrado do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no grupo de investigação de Filosofia das Ciências. É autor, para além de numerosos artigos, dos seguintes livros: Do Big Bang à Pessoa Humana (Instituto Piaget, 1998); O Espaço e o Tempo (Afrontamento, 2002); Albert Einstein e a Experiência do Conhecimento em Física (Campo das Letras, 2002); Einstein e a Formação da Hipótese em Física (Afrontamento, 2010).
A Colecção Esfera da Filosofia é dirigida por José Meirinhos e resulta de uma parceria com o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.