Autor: Richard Matheson
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 9789896371838
Nº de Páginas: 160
Dimensões: 160 x 230 mm
Colecção: -
Editora: Saída de Emergência
Sobre a obra:
E se lhe dissessem que podia ganhar uma imensa fortuna bastando para isso carregar no botão de uma caixa? Mas ao pressionar esse botão estaria a causar a morte a outro ser humano algures no mundo... alguém que não conhece. Carregaria na mesma no botão? A Caixa é um conto arrepiante sobre tentação e ganância, mas outros contos igualmente inesquecíveis fazem parte desta colectânea de um dos grandes mestres de terror e suspense, o aclamado autor de Eu Sou
a Lenda. Os enredos originais e os retratos convincentes de pessoas vulgares enredadas por forças para além do seu controlo, demonstram a razão por que Stephen King considera Richard Matheson a sua maior influência.
Ler Excerto
Richard Burton Matheson (Allendale, 20 de Fevereiro de 1926) é um autor americano e argumentista, as suas obras são principalmente dos gêneros de fantasia, terror e ficção cientifica.
Nascido em Allendale, New Jersey de pais imigrantes Noruegueses, Matheson cresceu no Brooklyn e estudou na Escola Técnica de Brooklyn em 1943. Alistou-se e passou a Segunda Guerra Mundial como soldado de infantaria. Em 1949 obteve o seu bacherelado em jornalismo na Universidade de Missouri-Columbia e mudou-se para a Califórnia em 1951. Casou-se em 1952 e tem quatro filhos, três dos quais (Chris, Richard Christian, e Ali) são autores de ficção científica e argumentistas.
O seu primeiro conto, Born of Man and Woman (Nascido homem e mulher), apareceu na Magazine of Fantasy and Science Fiction em 1950. Muitos dos seus contos como Third from the Sun (1950), Deadline (1959) e Button, Button (1970) são argumentos simples com finais surpreendentes; outros como Trespass (1953), Being (1954) e Mute (1962) exploram os dilemas dos personagens em vinte ou trinta páginas. Alguns contos, como The Funeral (1955) e The Doll that Does Everything (1954) incluem humor satírico.
Outros, como The Test (1954) e Steel (1956, mais tarde adaptado para ser um episódio da série The Twilight Zone), retratam as lutas morais e físicas de pessoas comuns mais do que de personagens fantásticos como cientistas malucos e superheróis, em situações que são ao mesmo tempo futuristas e quotidianas. Ainda outros como Mad House (1953), The Curious Child (1954) e talvez o mais famoso, Duel (1971) são contos de paranóia, nos quais o ambiente quotidiano se torna inexplicavelmente estranho e ameaçador.
Escreveu vários episódios para a série The Twilight Zone, incluindo o famoso Nightmare at 20,000 Feet; adaptou as obras de Edgar Allan Poe para o filme The Devil Rides Out; e escreveu o primeiro trabalho para televisão de Steven Spielberg, o filme Duel, a partir de um conto de sua autoria. Romances incluem The Shrinking Man (o filme ficou com o nome de The Incredible Shrinking Man, e um romance de ficção científica, I Am Legend (Eu sou a Lenda), que foi filmado duas vezes com os títulos de The Last Man on Earth (1964) com Vincent Price no papel principal e The Omega Man. (Uma terceira versão cinematográfica, com o título orignal do romance está programada para ser lançada no verão de 2007). Outros romances de Matheson tornaram-se filmes notáveis como What Dreams May Come (Além do Horizonte), Stir of Echoes, Bid Time Return (a versão cinematográfica deste último livro recebeu o título de Somewhere in Time e em português tem o título de Em algum lugar do passado tanto o livro como o filme), e Hell House (com o título de The Legend of Hell House), os dois últimos adaptados para o cinema pelo próprio Matheson. Para a série Star Trek, escreveu o episódio The enemy within , exibido em 1966.
Em 1960, Matheson publica The Beardless Warriors, um romance realista e autobiográfico sobre soldados adolescentes americanos na Segunda Guerra Mundial. Nos anos 50 publicou várias histórias do gênero "velho oeste" mais tarde reunidas em By the Gun; e nos anos 90 publicou novamente romances deste gênero tais como Journal of the Gun Years, The Gunfight, The Memoirs of Wild Bill Hickok e Shadow on the Sun. Escreveu também os romances de suspense 7 Steps to Midnight e Hunted Past Reason e Now You See It.... Este último conta a história de um menino que participa num concurso de mágica e num reality show até que o director do programa percebe que os seus poderes são reais.
Matheson conta que algumas das suas obras foram inspiradas em factos reais. Duel foi inpirado num acidente em que ele e um amigo embateram num camião. Uma cena do filme "Let's Do It Again", de 1953 em que Aldo Ray e Ray Milland põem o chapéu um do outro, um dos quais é muito grande para o outro, o que deu origem ao pensamento "e se alguém pusesse o seu próprio chapéu e isto acontecesse" que acabou por se tornar o The Shrinking Man (O homem que encolhia). Em algum lugar do passado começou quando Matheson viu um poster com uma bela fotografia de Maude Adams e imaginou o que aconteceria se alguém se apaixonasse por uma fotografia antiga como aquela.
Prémio:
World Fantasy Best Novel winner (1976) : Somewhere in Time
World Fantasy Lifetime Achievement nominee (1978)
World Fantasy Lifetime Achievement winner (1984)
World Fantasy Best Collection winner (1990) : Richard Matheson: Collected Stories
Bram Stoker Best Collection winner (1990) : Richard Matheson: Collected StoriesImprensa:"Richard Matheson é um dos maiores nomes da literatura de terror."
-The Philaphelphia Inquirer
"As suas histórias ão só entretém , como também afectam a mente e o coração."
-Dean Koontz
"Nenhum outro autor vivo é tão responsável por aterrorizar uma geração com visões de pesadelo como Richard Matheson."
-The New York Times
"Matheson é um mestre da paranóia - enquanto p homem é confrontado com horrores inomináveis, o autor examina todas as suas reacções e decisões."
-San Jose Mercury News