"A Velhice do Padre Eterno" de Guerra Junqueiro


Autor: Guerra Junqueiro
P.V.P.: 19,90 € (aqui)
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-1-06151-4
Nº de Páginas: 224
Dimensões: 140 x 210 mm
Colecção: Clássicos
Editora: Publicações Europa-América

Sobre a obra:
Esta obra, que suscitou grande polémica no momento da sua publicação em 1885, é apontada como monumento da crítica anticlerical e como denúncia do farisaísmo. Uma leitura atenta revela a qualidade da combatividade e facilidade de caricaturar de Junqueiro, um estilo que lhe valeu a admiração dos seus contemporâneos.
A Velhice do Padre Eterno é inquestionavelmente um clássico da literatura portuguesa de uma das figuras incontornáveis da nossa literatura.
Esta é uma edição especial com as ilustrações originais de Leal da Câmara.

Sobre autor:
Guerra Junqueiro nasceu em 1850 no seio de uma família abastada. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, acabou por exercer alguns cargos administrativos, tendo sido inclusivamente ministro plenipotenciário de Portugal em Berna, na Suíça (1911-1914). Durante toda a sua vida foi um defensor do liberalismo e desde cedo estreou-se na vida literária, publicando inúmeras obras, na sua maioria poesia. Faleceu em 1923.

Leal da Câmara nasceu em 1876 e faleceu em 1948. Devido aos seus ideais republicanos, abandonou o curso de Medicina Veterinária, estreando-se como caricaturista em 1897. Os seus violentos ataques dirigidos à Monarquia e à Igreja levaram à sua consequente emigração para Espanha. Seguiram-se Paris e Bruxelas. Regressa a Portugal em 1910.
Grande parte da sua obra encontra-se reunida na Casa-Museu Leal da Câmara, na Rinchoa, Sintra.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem