Autor: António Mateus Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Oficina do Livro
P.V.P.: 14,90 €
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-989-555-551-2
Nº de Páginas: 204
Colecção: -
Editora: Oficina do Livro
Este livro é um testemunho vivo e vivido!
António Vitorino in Prefácio
Sobre a obra:
Num trabalho assinado por António Mateus, jornalista com um conhecimento ímpar dos assuntos africanos e testemunha dos principais momentos do fim do apartheid e de reconciliação da África do Sul, Mandela – A construção de um Homem é uma viagem ao lado humano de alguém que se tornou, nas suas palavras, o homem mais solitário do mundo, enquanto lutava pela harmonia global.Sobre o autor:
Com base no contacto pessoal, em experiências directas, análise e pesquisa histórica, o leitor é testemunha do sofrimento e das privações de Nelson Mandela ao longo de quase três décadas, mas também do visionarismo, da modéstia e da grandeza de um ser humano que se reconstruiu e é hoje admirado por milhões de pessoas e exemplo de esperança para toda a humanidade.
Excerto:
«Não se tem aqui a pretensão de abordar cronológica ou exaustivamente uma vida que o próprio já perpetuou em escrita, com rigor, intensidade e inigualável interioridade, nos livros Long Walk to Freedom e Nelson Mandela – Conversations with Myself. Mas sim mostrar como ele toca e modifica o mundo à sua volta. O antes e o depois. A vida de Mandela é um farol de esperança para todos nós (…).»
António Mateus in Introdução
António Mateus é jornalista desde 1983. Após a libertação de Nelson Mandela, em 1990, foi destacado para a África do Sul como delegado da agência LUSA, onde permaneceu dez anos. Antes, assumira iguais funções em Maputo, depois do acidente que vitimou Samora Machel e a maioria da comitiva que acompanhava o Presidente moçambicano numa viagem ao estrangeiro.
Entrevistou inúmeras personalidades mundiais, como Nelson Mandela, Desmond Tutu, Chester Croker, Joaquim Chissano ou Frederik de Klerk.
Foi o director-fundador da revista Focus, editor de Política Internacional da RTP, sendo actualmente redactor da informação diária da RTP.
É autor dos livros Homens Vestidos de Peles Diferentes e Selva Urbana.
Obrigado pela generosidade de quem procura a luz
ResponderEliminarAntónio Mateus
Parabens António. Nestes tempos conturbados, alguem que nos mostre que o poder não está no bolso mas na alma. Só um grande ser humano poderia ter a ideia de escrever sobre outro grande ser humano. Bem hajas.
ResponderEliminarFrancisco Duarte
O poder da alma...
ResponderEliminarAcredito muito no poder da alma e acho que o corpo é apenas um acessório que a alma usa para tornar-se visível.
Também acredito que toda a gente tem um lado bom e outro ruim dentro de si, temos apenas que descobrir como explorar o lado bom das pessoas.
Acho que Mandela descobriu isso.
Parabéns pelo livro Antonio.
Tereza.