O Prémio D. Dinis 2009 foi atribuído, por unanimidade, aos historiadores Rui Ramos, Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Gonçalo Monteiro pelo livro “História de Portugal, publicado pela Esfera dos Livros.
A sessão de entrega do Prémio decorrerá na Casa de Mateus, no dia 8 de Outubro, pelas 18h00
e, será presidida pelo Presidente da Comissão Europeia, Doutor José Manuel Durão Barroso.
Rui Ramos é Investigador Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde ensina nos cursos de Mestrado em Política Comparada e de Doutoramento em Ciência Política, e Professor convidado na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Ciência Política pela Universidade de Oxford, é autor de vários livros.
Bernardo Vasconcelos e Sousa é Professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LisboauHumanas, onde tem leccionado no âmbito da Licenciatura e do Mestrado em História Medieval e de cujo Instituto de Estudos Medievais foi Presidente. Tem várias obras editadas.
Nuno Gonçalo Monteiro é Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor convidado do ISCTE (Lisboa). Doutorado em História Moderna pela F.C.S.H/Universidade Nova de Lisboa e agregado em História pelo ISCTE, realizou conferências e comunicações em vários países, tendo sido professor visitante em universidades espanholas, francesas e brasileiras. Tem várias publicações editadas.